avaliação da aprendizagem está sendo voltada para a preparação de exames. Isso acontece porque os sistemas de ensino
estão interessados nos percentuais de aprovação e reprovação dos
alunos. Com isso, os procedimentos de avaliação se tornam elementos
motivadores em busca de resultados.
A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos
tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano
letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam
as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados
esperados pela escola.
De acordo com Luckesi (1998), a avaliação da aprendizagem está sendo praticada independente do processo
ensino-aprendizagem, pois mais importante do que ser uma oportunidade
de aprendizagem significativa, a avaliação vem se tornando um
instrumento de ameaça.
Na medida em que a avaliação se centra em provas e exames, não há uma
melhoria na qualidade da aprendizagem. Caso seja necessária a
utilização de provas, é preciso deixar claro que ela é apenas uma
formalidade do sistema escolar.
Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo
o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento
através de práticas disciplinadoras. Ela consiste em verificar o que o
aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram atingidos e se o
programa foi conduzido de forma adequada. Deve representar um
instrumento indispensável na verificação do aprendizado continuo dos
alunos, destacando as dificuldades em determina disciplina e
direcionando os professores na busca de abordagens que contemplem
métodos didáticos adequados para as disciplinas.
A prática avaliativa tem que centrar-se no diagnóstico e não na
classificação. A função classificatória é analisar o desempenho do aluno
através de notas obtidas, geralmente registrada através de números. Ela
retira da prática da avaliação tudo o que é construtivo. Por sua vez, a
diagnóstica constitui-se num processo de avançar no desenvolvimento e
no crescimento da autonomia do educando, sendo capaz de descobrir seu
nível de aprendizagem, adquirindo consciência das suas limitações e
necessidades a serem avançadas.
Fonte:http://www.infoescola.com/pedagogia/avaliacao-da-aprendizagem/
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